Património Agrícola e Florestal

Herdeira do património da Casa de Bragança, a Fundação tem uma componente agrícola muito acentuada, tendo origem na exploração florestal.

Em algumas das propriedades efectua-se a exploração da actividade cinegética, normalmente através de contratos com sociedades de caça. A Tapada Real é uma área murada com cerca de 1500 hectares, onde predomina o sobro e o azinho, com uma considerável população de veados e outra, menos numerosa, de gamos. No seu interior podem encontrar-se raposas, javalis, saca-rabos e texugos, bem como perdizes, poupas, cegonhas-brancas, abelharucos e diversas espécies de aves de rapina.

As propriedades agrícolas e florestais da FCB situam-se no Alentejo, distribuindo-se por 13 concelhos, e ainda nos concelhos de Ourém e de Esposende. A maior concentração verifica-se no concelho de Vendas Novas, seguido pelos concelhos de Estremoz e de Portel.

A Fundação tem uma componente agrícola muito acentuada, tendo origem na exploração florestal, sobretudo da cortiça, uma das parcelas mais significativas das suas receitas.